Games Emotion #4 - Spore Adventures Crie sua própria criatura |
spore (ou SPORE) é um jogo eletrônico "massivo de um jogador" desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright e distribuido pela Electronic Arts. Em Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas (jogabilidades) diferentes. O jogo recebeu grande atenção do público e da crítica, pela jogabilidade amplamente aberta e a utilização da geração processual.
A versão completa do jogo foi lançada em 4 de setembro de 2008 na Austrália e no Japão, porém as lojas australianas começaram as vendas dia 2 de setembro de 2008 devido ao fuso horário local. O jogo foi lançado na Europa, América do Sul e na Nova Zelândiaem 5 de setembro de 2008. Dia 7 de setembro do mesmo ano, o jogo foi lançado no restante do mundo, inclusive na América do Norte.
Spore foi lançado por download direto, na EA Store e por meio físico. Recebeu uma edição especial, denominada Spore: Edição Galáctica, além de dois pacotes de expansão, sendo o primeiro um pacote de partes adicionais, e o segundo um pacote de expansão que adiciona mais funcionalidades e história ao jogo final.
Ao todo, foram quase de 7 anos de desenvolvimento, desde 2002. Durante todos esses anos, o jogo passou por várias mudanças radicais, que incluíram a retirada de vários recursos e estágios na versão final do jogo.
Jogabilidade
Como em The Sims e SimCity, as outras criações de sucesso de Will Wright, Spore pode ser jogado apenas com o uso do mouse(rato), embora possua atalhos no teclado.
Essa facilidade em controlar sua espécie, desde um organismo unicelular a um império galáctico, impressiona por não ser enjoativa, pois a diversidade de opções, e as escolhas que devem ser feitas, dificilmente farão você repetir muitas vezes o mesmo movimento.
Os cinco estágios de Spore (de Célula, de Criatura, Tribal, de Civilização e Espacial) possuem características únicas e uma jogabilidades diferentes entre si.1
- Estágio Celular baseia-se em Pac-Man e flOw
- Estágio de Criatura baseia-se em Jogos MMORPG (pelo estilo Free Action)
- Estágio Tribal baseia-se em Populous, Age of Mythology e Age of Empires
- Estágio de Civilização baseia-se em SimCity e Civilization
- Estágio Espacial baseia-se em Sins of a Solar Empire e Starcraft
Spore é o primeiro jogo da Maxis que contém um objetivo final (que não representa o final do jogo). Chegar ao centro da Galáxia, dominada por uma agressiva espécie não controlável, chamada de Os Grox.
Também, no Estágio Espacial, é possível encontrar o planeta Terra, até o momento despovoado. Acreditava-se que, com o lançamento de The Sims 3 em Junho de 2009, seria possível abduzir os Sims criados pelo jogo (que está instalado na mesma máquina) diretamente pela Terra no Spore. Porém, esse rumor nunca foi confirmado por nenhuma fonte confiável
Início da Vida
Se for escolhido começar o Estágio de Célula, inicia-se um vídeo em computação gráfica.
Um cometa choca-se com o planeta escolhido, dentro de um destes pedaços, seu pequeno organismo sai, em busca de alimentos.
Seria no caso, a teoria em que a vida em si, foi criada em outro planeta e depois teria vindo para a Terra, por meio de um cometa
Estágio
Antes de iniciar o jogo, escolhe-se um planeta no menu principal, que é uma galáxia interativa. Depois disso, escolhe-se um estágio (que já tenha sido desbloqueado, senão, apenas poderá ser escolhido o celular). Respectivamente, deve-se escolher a dieta do animal a jogar (carnívoro ou herbívoro, já para poder ser onívoro deve-se adquirir a boca onívora durante o jogo), um tema (opcional) e o nome do planeta a ser cultivada a vida.
É importante o planejamento das ações que devem ser executadas durante o jogo, já que as decisões e atitudes realizadas durante um estágio provavelmente terão consequências no curso da espécie jogável, alterando os acontecimentos e recursos dos próximos estágios. No estágio espacial, a espécie do jogador adotará uma filosofia, esta filosofia é completamente moldada de acordo com as atitudes e escolhas tomadas durante os outros quatro estágios jogados. Por exemplo: Se enquanto célula ou criatura foi-se uma animal herbívoro, logo após uma tribo pacífica, que se aliava a todas as outras (ou a maioria delas), e depois disso tornou-se uma civilização religiosa, acabará por ser adotado uma filosofia pacifista. Ao todo, são dez filosofias, que podem ser traçadas de acordo com as ações do jogador nos estágios anteriores. A filosofia Errante é a padrão do jogo, que o jogador recebe quando inicia-se um novo jogo direto no Estágio Espacial.3
Os estágios são:
- Estágio Celular - No fundo das águas do planeta, num nível microscópico, o objetivo do jogador é fazer sua célula comer alimentos de acordo com a sua dieta (se a célula éherbívora deve comer plantas, se é carnívora deve devorar pedaços de carne ou comer células menores e às vezes maiores) e evoluir de tamanho, tomando cuidado com células maiores e mais fortes. Para conseguir novas partes deve-se coletar fragmentos de meteoritos caidos no oceano ou matar células mais complexas. Quando a célula chegar a um certo nível de evolução, alimentando-se bem, esta passa para o Estágio de Criatura e é direcionada para um criador exclusivo que apresenta pernas a escolha e a célula em questão, que diferente do editor de células, este é tridimensional.
- Estágio de Criatura - A célula adquire pernas, e já pode sair das águas e pisar em terra firme, tornando-se uma criatura. Dessa vez com um ninho, onde pode ganhar pontos de saúde. O objetivo é conhecer e aliar-se a novas criaturas, ou ganhar novos inimigos. A criatura tem um planeta inteiro para explorar em um mundo aberto, devendo tomar cuidado com criaturas mais poderosas, e preocupando-se com os níveis de saúde e de fome. Pode-se encontrar "Criaturas Épicas", que são criaturas gigantes e quase invencíveis, e "Criminosos", que são "criaturas maiores, mais fortes e mais nervosos e violentos do que o comum que ajudam o jogador a evoluir ao serem destruídos ou impressionados. É o primeiro estágio tridimensional. Neste estágio, o jogador poderá eventualmente receber a visita de naves espaciais de outros planetas (inclusive dosGrox), que podem abduzir outras criaturas no campo de visão, e também, raramente pode ocorrer chuvas de meteoros, que normalmente não causam muito estrago ao planeta, mas podem matar se algum meteorito atingir o jogador. O Editor de Criaturas pode ser acessado a qualquer momento, simplesmente acasalando a criatura com outra da mesma espécie. É necessário pontos de DNA, que são obtidos ao socializar ou caçar outras criaturas, para adicionar mais partes à criatura. Quando a criatura ganhar um certo número de aliados e inimigos, uma animação exibe o cérebro da criatura crescendo de tamanho, e então o Estágio de Criatura é concluído e o jogador vai ao Estágio Tribal, em cuja transição de estágios é exibida uma animação final claramente baseada no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.
- Estágio Tribal - Quando a criatura atinge um nível de evolução suficiente, passa-se para a próxima fase, a tribal. Nesta, o jogador irá controlar uma tribo inteira de seres da mesma espécie (agora cada indivíduo com um nome próprio), com um novo estilo de jogo, já que agora as criaturas são racionais. Aqui, as criaturas irão interagir comferramentas, cabanas e outras coisas. Ainda assim, a caça, coleta ou ainda a pesca é fundamental para a sobrevivência da espécie. O objetivo é conquistar outras tribos ou se aliar a elas. É possível oferecer presentes a outras tribos, que se resumem em comida, e também realizar apresentações musicais para impressioná-las e agradá-las. Ao todo são nove ferramentas utilizáveis que a tribo pode confeccionar: Ferramentas militares, como lanças, machados e tochas; ferramentas civis, tais como arpões de pesca, cestas para coleta de frutas e um bastão de cura, a ser utilizado pelo xamã da tribo, além de instrumentos musicais, como cornetas, flautas e até um reco-reco. À medida que o tempo passa, outras tribos podem surgir na região de ninhos de criaturas que evoluíram também para a racionalidade (que geralmente não são da mesma espécie que o jogador, uma possível analogia com o fato de que, no paleolítico, o Homo Sapiens competia com outras tribos, geralmente de outras espécies do genêro Homo, como o Homo neanderthalensis ou Homo floresiensis por exemplo). As criaturas selvagens (animais irracionais) podem ser domesticadas, para oferecer ovos para alimentar a tribo, e até mesmo defendê-la, quando preciso. Entretanto, criaturas selvagens não domesticadas podem atacar a tribo ou até mesmo furtar alimento, se este não for monitorado. As criaturas épicas do Estágio de Criatura que não foram mortas no estágio passado continuam neste estágio, e podem atacar a tribo do jogador, e se for morta, pode render uma grande quantidade de carne. Ao dominar todas as outras tribos do continente, uma animação final é exibida onde o chefe da tribo conversa com os outros habitantes sobre expandir a tribo para uma cidade e desenvolver novas tecnologias.
- Estágio de Civilização - Após dominar todas as outras espécies concorrentes, o jogador irá avançar para a fase de Civilização, onde ele controlará uma cidade, e posteriormente, uma nação inteira. Neste estágio, o jogador controla a felicidade de seus habitantes, cria fábricas, casas e locais para entretenimento, tal como uma simplificação de SimCity, e controla as fontes de recursos naturais do planeta (que no decorrer do tempo do estágio, vão se tornando cada vez mais escassos até todos os recursos do planeta exaurirem-se no fim do estágio). Após a vitória do estágio anterior, a espécie domina o planeta e começa a fundar civilizações (cidades) por todos os continentes do planeta. Pela primeira vez no jogo até então, o planeta pode ser exibido como um todo. A civilização do jogador será a primeira a surgir no planeta, mas não irá demorar para outras serem fundadas por outras facções e tribos da mesma espécie que o jogador. O jogador terá de interagir com estes outros povos por meio de diplomacia, relações comerciais ou guerra. Aqui, o jogador criará veículos, tanto terrestres, aquáticos ou aéreos (veículos aéreos são desbloqueados no decorrer do estágio, e não em seu início, já que uma certa tecnologia é necessária para sua existência) para poder justamente interagir com estas outras culturas e nações. O objetivo desta fase é unificar todo o planeta em uma cultura só, seja convertendo, comprando ou derrotando outros povos. O estágio espacial começará quando a civilização do jogador dominar todo o planeta, incitando a necessidade da globalização para o progresso da civilização rumo ao espaço. Ao unificar todo o planeta, uma animação final é exibida onde aparentemente um cientista desenvolve um foguete capaz de levar sua espécie ao espaço.
- Estágio Espacial - O último estágio, o Espacial, irá ambientar a espécie ao último nível evolucionário do jogo. Aqui, o jogador irá criar sua espaçonave já no início, e então lançar-se ao espaço. No início, a nave apenas possui propulsão interplanetária, com uma ordem de conhecer os outros planetas de seu sistema planetário. Após encontrarsinais de rádio e ruínas que sugerem a existência de uma extinta civilização em um planeta vizinho ao do jogador, o jogador adquire dentre os destroços um propulsor interestelar, então este é incunbido de viajar e tentar descobrir o porque desta civilização "irmã" perecer. Várias armas irão aparecer, como lasers, bombas, mísseis, lançadores, armas nucleares, e também centenas de ferramentas diversas, como analisadores (ao estilo dos Tricorders, de Star Trek), marcadores de terreno, ferramentas de modelação, e muitas outras. Este estágio não tem fim, mas existem dois principais objetivos citados frequentemente como mistérios a serem resolvidos: Destruir ou se aliar com Os Grox, a civilização mais poderosa da galáxia, e descobrir o que existe dentro do bojo galáctico. O jogador pode comercializar e produzir recursos, criar rotas comerciais, terraformar planetas, fundar colônias (principalmente nos planetas já terraformados), inserir embaixadas em outros planetas, interagir com criaturas, tribos e civilizações não avançadas, dentre outras coisas. O jogador também pode encontrar o Sistema Solar e a Terra, porém, os humanos não existem no jogo.
Editores
Um dos fatores de interesse pelo jogo são os editores presente nele: é o jogador que cria sua criatura, e cada estágio tem seu específico editor.
- Estágio Celular - No criador de células, você cria e modifica seu microorganismo, usando partes que podem alterar o ataque, defesa, velocidade, agilidade e outros aspectos. As partes podem ser destravadas à medida que o jogador se aventura pela poça primordial, e assim atingindo determinados números de pontos de DNA (Pontos deDNA são uma espécie de dinheiro no estágio celular e de criatura).
- Estágio de Criatura - O criador de criaturas é muito conhecido por seu alto número de partes para a criatura. Com ele, é possível fazer desde aves até criaturas com muitas cabeças, selecionando a cor e textura de sua pele, que pode sofrer variações como escamas, penas, pelos, etc. Cada parte pode alterar diversos aspectos da criatura, como ataque, defesa, velocidade, tempo de voo, atração por outras criaturas, entre muitos outros aspectos.
- Estágio Tribal - O único criador deste estágio e o editor de vestimenta. O jogador pode usar várias partes que podem ser destravadas ao longo da dominação de outrastribos ou quando o jogador se alia a certas tribos. Cada parte pode alterar a defesa ou o ataque de seus membros, assim como o poder de encantar outras tribos através da música. É um estágio que lembra em muito os clássicos jogos de estratégia.
- Estágio de Civilização - Nesta fase, os editores servem para construir estruturas (casas, fábricas e ou lugares de entretenimento), e com o avanço do jogo, o jogador pode criar veículos terrestres, veículos aquáticos e veículos aéreos. Ao todo, são 15 editores: Criador de Prefeituras, Criador de Fábricas, Criador de Estruturas de Entretenimento, Criador de veículos terrestres (Religioso, Militar ou Econômico), Criador de veículos aéreos (Religioso, Militar ou Econômico) e Criador de Veículos aquáticos (Religioso, Militar ou Econômico). É importante ressaltar que veículos de um tipo (religioso, militar ou econômico) divergem de um veículo de outro tipo. Nos veículos religiosos, sendo eles terrestres, aquáticos ou aéreos, o veículo deve ser voltado para o poder de encantar, alienar e converter estrangeiros. Já nos veículos militares, o foco está voltado para a guerra, assim como um tanque. E por fim, nos veículos econômicos, tem como objetivo o estabelecimento de rotas comerciais ou o transporte de recursos.
- Estágio Espacial - Ao terminar o Estágio de Civilização, o jogador deve construir sua nave, com o criador de naves. O jogador tem acesso a todos os editores do jogo neste estágio, menos o editor de células. O jogador pode criar veículos, estruturas, criaturas e cidades.
Comunidade
Spore é considerado o jogo que define os games na Web 2.0, pois tem integração com o serviço de compartilhamento de vídeos, como o YouTube, e (há previsão) com o serviço de fotos Flickr.4
A equipe de Spore criou o canal do jogo no YouTube, com vários vídeos de trailers, tutoriais e informações sobre o jogo. Além disso, várias pessoas postam seus links para seus vídeos criados no jogo por este canal.
É possível, dentro do jogo, criar os chamados Sporecasts, que são coleções de criações específicas. Também está acessível o MySpore Page, que serve como um serviço de relacionamentos (como o Orkut, o Facebook ou o MySpace), o serviço de recados deve ser implantado em breve, segundo algumas fontes confiáveis.
Sporepédia
Considerado o principal recurso do jogo, a Sporepédia é um serviço que engloba todo o conteúdo online do jogo. Dentro da Sporepédia se encontra:
- A MySpore page pessoal;
- Os Sporecasts;
- O Catálogo Spore;
- Sua Lista de Amigos;
- As criações da Maxis;
- As suas criações e as baixadas.
Na internet, a versão da Sporepédia permite ver todas as criaturas de todos os jogadores. Em apenas 10 dias de circulação no mercado, a Sporepedia já possuía 18 milhões de criações, sendo 1,8 milhões de criações por dia, aproximadamente5 . Com cerca de um milhão de usuários on-line, a Sporepédia recebe um milhão de conteúdos a cada três dias, aproximadamente.
Pode-se compartilhar na Sporepédia, atualmente:
Os conteúdos que podem ser compartilhados com a expansão Spore Aventuras Galácticas são:
- Aventuras
- Capitães
Os conteúdos que podem ser criados, mas não compartilhados são:
Com a retirada do Criador de Flora (possivelmente presente em alguma expansão futura), não é possível criar ou compartilhar a flora. Apesar disso, o criador de flora se encontra pode ser encontrado e instalado através de mods populares em fã-sites.
Todas as criações, desde células a mundos inteiros, pesam em torno de 20kb cada uma, em formato de pequenas imagens.png, isto é possível graças a tecnologia de geração processual, que coloca na tela apenas o que se vê, retirando dados desnecessários. Isso facilita que a Sporepédia baixe milhares de conteúdos em minutos, nunca deixando um jogo semelhante ao outro.
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